segunda-feira, 9 de julho de 2007

Temos Vinho do Rio Grande do Sul,e por falar em vinho que tal mas informaçoes:

Procura ser feliz ainda hoje, pois não sabes o que te reserva o dia de amanhã. Toma urna taça cheia de vinho, senta-te ao clarão do luar e monologa: "Talvez amanhã a lua me procure em vão"
Omar Khayyam

O Vinho é um dos mais antigos assuntos da literatura. Nela ocupou lugar de destaque em todas as eras. Porém, como disse L.F. Veríssimo: "já se disse mais bobagem sobre vinhos do que sobre qualquer outro assunto, com a possível exceção do orgasmo feminino e da vida eterna". Não quero engrossar estas fileiras. Vou me ater ao essencial.
O vinho pode ser visto sob diversos ângulos: como um poderoso e saudável alimento; como um produto comercial, que tem um preço e deve dar lucro; como uma mera bebida alcoólica que se bebe para se ficar bêbado; como símbolo de status, sofisticação e esnobismo; como história líquida que acompanha a espécie humana desde os primórdios da civilização; e como fonte inesgotável de prazer e descobertas. O vinho é tudo isto, e pretendo abordar todos estes aspectos.
Quero transmitir uma idéia, uma maneira de pensar e ver o mundo e não apenas ser mais um acadêmico impingindo um monte de regras ao leitor. Não falo de enologia, mas de filosofia, ou devo dizer enosofia! Alguém ainda duvida de que a alimentação afeta o comportamento? A escolha do alimento é uma escolha existencial pela qual se chega a construção de si mesmo. O problema dietético é apolíneo (e logosófico): é a arte do escultor de si mesmo.

"Pensamos , sonhamos e agimos segundo o que bebemos e comemos" Marinetti



Nenhum comentário: